Território: criações a partir do LAB.Presença

Projeto “LAB.Presença”, idealizado pela equipe do educativo do Museu, apresenta os resultados das atividades realizadas com os adolescentes do ProJovem da Zona Leste.

 

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), inaugurou no dia 09 de dezembro, na Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a exposição “Território: criações a partir do LAB.Presença”, idealizada pelo setor educativo do MACRS.

 

Em março deste ano, o setor educativo do MACRS teve seu primeiro contato com o ProJovem da Zona Leste (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), conhecido como ProJovem da Bonja. A partir desse encontro, surgiu a ideia do projeto “LAB.Presença”.O projeto tem como objetivo criar um espaço de convivência, de criação e de troca entre o MACRS e a comunidade. Criado de forma colaborativa entre os educadores do Museu, o “LAB.Presença” apresentou três eixos: território educativo, acervo e práticas artísticas.

 

O 1º eixo envolveu o conhecimento da relação geográfica entre o museu e a instituição parceira, por meio de trocas de visitas dos educadores do MACRS e do grupo do ProJovem, primeiro parceiro do projeto. No 2º eixo, o acervo do museu foi apresentado para os participantes, que puderam compreender como funciona um setor museológico. No 3º e último eixo, foram desenvolvidas atividades relacionadas às exposições em cartaz no MACRS e ao acervo da instituição.

 

Durante o período de realização do projeto, os adolescentes puderam participar de oficinas de cerâmica, colagem, pintura e outras atividades que envolveram os territórios do Bairro Bom Jesus e do MACRS. O “LAB.Presença” proporcionou mais de 20 encontros durante 6 meses de projeto e o resultado deste longo trabalho será apresentado neste sábado (19), na exposição “Território”, a partir das 11h, na Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A troca gerada entre equipes do Museu, colaboradores do ProJovem e alunos engajou os participantes não apenas como espectadores de um espaço de arte, mas também como co-criadores deste espaço, estimulando a criticidade e a criatividade.

 

Em parceria com o CEMME (Centro Cultural da Marli Medeiros ProJovem), coordenado pela Proteção Social Básica da Fasc, o Projovem Adolescente é um serviço de convivência com financiamento do Governo Federal destinado ao público entre 14 e 17 anos de idade, que integra o “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, com oficinas culturais e socioeducativas em turno inverso escolar. O programa estabelece diversas atividades que propõem oportunidades de educação, qualificação profissional e cidadania.

 

Artistas da exposição “Território: criações a partir do LAB.Presença”:

Alana Vitória Ferreira da Silva, Alisson Coelho dos Santos, Bruno Saldanha Costa, Ciro Mateus Souza da Rosa, Daniel Rosa dos Santos, Eduardo Guimarães dos Santos, Erick Pereira Vidal, Erika Duarte de Mello, Gustavo Souza dos Santos, Henrique Rodrigues dos Santos Dias, Igor Benevenuto Figueira Duarte, Igor dos Santos Rocha, Isabella Garcez Alves, Isabelly de Oliveira da Silva, João Vitor Bastos Souza, João Vitor de Lima Schimitt Júlia Utida da Costa Massi, Jullya da Rosa Meireles, Kauane Ribeiro Maciel, Laura Beronice de Lima, Lucas Galvão Reis, Luis Eduardo Rosa dos Santos, Luiz Henrique Cunha da Fonseca, Maria Clara Santana Cardoso, Marjorie Isabelle Machado de Jesus, Matheus Gabriel Rosa dos Santos, Matheus Henrique da Silva Fraga, Mellany Flores da Silva, Mikaele Campos Ribeiro, Mikaely Kauany Marques Silveira, Mirela Souza de Souza, Mylla Gabriela Silva, Nathália Garcez Alves, Nicolas Centeno Santana, Nicolas Eduardo Sebastião Benites, Rafaela Thais Britto Ferreira, Rebeca da Silva Barcelos, Rayane Vieira Ribeiro, Roberta dos Santos Nunes, Stanley Seneck Magliore Prosper, Stephany da Rosa Barbosa, Thabata Inácio Franzen Martins, Thayná da Rosa Vidal, Thiago Roberto Lucena Real Júnior, Vitória Linhares da Silva, Wellyton Pereira Alves, Wemely da Silva Herold, Wesley Uilian Teixeira da Silva, Yarlei Marques da Silva, Yasmin Silva Pinto, Ylla Mychelly Santos Burque, Ysabeli Martins Alves e Ysadora da Silva Campos

 

Equipe CEMME/ ProJovem Zona Leste:
Jaqueline Bona, Pamela Vali, Rodrigo Calegaro e Francyne Taboada

 

Sobre os idealizadores do Projeto “LAB.Presença”:

Daniele Alana
Atua como educadora, pesquisadora e produtora em artes visuais. Graduanda em História da Arte na UFRGS. Fez parte dos núcleos educativos em instituições culturais como nas Pinacotecas Municipais e na Fundação Iberê Camargo. Já colaborou em produções da capital, como no 26° Festival Porto Alegre, Inclusão em Cena, XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, MIAC – Mostra Internacional de Arte Contemporânea – e IEAVi Residência Artística. Também realizou o projeto “As coisas que são ditas antes”, ganhador do XIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas como Destaque em Exposição Coletiva. É co-criadora da Galeria de Arte Gazzebo. Atualmente, trabalha como coordenadora do Núcleo Educativo do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS)

 

Kami Bou
É artista independente e educadora. Estudante de Artes Visuais (IA/UFRGS), sua pesquisa poética abrange a ressignificação de materiais gráficos e utilização de pigmentos alternativos. Participou de exposições coletivas no Museu Érico Veríssimo e na Casa de Cultura Mario Quintana, nos anos de 2019 e 2021, respectivamente. Em 2022, realizou sua primeira exposição individual, intitulada “Desagrado”, na Fundação Ecarta. Atualmente, participa da exposição itinerante “Fundação Ecarta: Teu caminho é um acervo”, que já percorreu as cidades de Santa Cruz e Rio Pardo e trabalha no Núcleo Educativo do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS).

 

Lucas Bairros
É artista visual e arte-educador graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2016, atua como propositor em projetos voltados para instituições museográficas e centros culturais. Dentre algumas de suas atuações na área da cultura estão: “Mostra [Intermediária] IEAVI #2,2016; curadoria “O moderno que eu faço: Narrativas da experiência”; Pinacoteca Ruben Berta 2018; concurso artístico 50 anos do Parque Assis Brasil, categoria: Pintura 2020; FAC ARTES VISUAIS Projeto contemplado: do lixo à arte, cidadania e aumento de renda 2023. Atualmente, trabalha no Núcleo Educativo do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS)

_________________________________________________________

Serviço

Abertura da exposição “Território: criações a partir do “LAB.Presença”
Data: 09 de dezembro
Local: Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Visitação: até 13 de fevereiro de 2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Entrada gratuita

error: O conteúdo é protegido.