Através da Imagem: Mulheres artistas no acervo do MACRS

No dia 24 de agosto, a partir das 18h, o Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), em parceria com o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) inaugurou a exposição “Através da Imagem: Mulheres artistas no acervo do MACRS”, com curadoria de Mariane Rotter, na Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

O projeto “Através da Imagem” é realizado pela UERGS desde 2015 como extensão universitária, sempre no mês de agosto – quando se celebra a Fotografia –, oferecendo exposição fotográfica, encontro com artistas e teóricos da área e oficinas práticas. A cada ano tem uma nova curadoria, apresentando uma nova exposição, com obras e artistas diversos, sempre sediada na Galeria Loíde Schwambach, na Fundação Municipal de Artes de Montenegro.

“Através da Imagem: Mulheres artistas no acervo do MACRS” traz obras em fotografia de 21 artistas fotógrafas que compõem o acervo do Museu de Arte Contemporânea no Rio Grande do Sul. São obras diversas, onde as artistas captam temas variados, desde cenas cotidianas em lugares íntimos ou públicos, realizam fotoperformances onde o seu corpo é o foco, ou ainda, retratam belas paisagens. “A exposição é a primeira ação do IEAVI e do MACRS para celebrar a chegada da UERGS na CCMQ, após a assinatura do Termo de Cooperação entre Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) com a finalidade de fomentar e ampliar as atividades culturais e educativas em espaços de instituições estaduais vinculadas à Sedac.” explica Adriana Boff, diretora do IEAVi e MACRS.

A exposição foi elaborada na confluência de pensamentos, ações e proposições, ao mesmo tempo que o movimento para iniciar os cursos de Artes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs foi se concretizando, iniciando um novo ciclo na cidade de Porto Alegre. “No sentido de ampliar ainda mais as possibilidades do projeto, neste ano, um passo a mais foi dado e, a partir do convite da Adriana Boff, diretora do MACRS, focamos o olhar no acervo de fotografias do museu para elaborar esta exposição, que acontece em uma das galerias do IEAVi, na  CCMQ, que a partir de 2023 nos acolhe, os cursos de Artes, totalmente”, menciona a curadora Mariane Rotter. 

A mostra pode ser conferida até o dia 29 de outubro, na Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. A Entrada é gratuita.

O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), o Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) e a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) são instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

 

Artistas participantes: Angela Plass, Anielli Martins e Nauita Meirelles, Ariana Ferrari, Beatriz Rauscher, Carla Borba, Clara Allyegra, Cláudia Paim, Dione Veiga Vieira, Elaine Tedesco, Fernanda Chemale, Gabriela Picancio, Letícia Lampert, Lidiane Fernandes, Mariana Silva, Marília Bianchini, Marina Camargo, Marisa Grahl Saucedo, Natalia Schul, Selene Sanmartin e Viviane Gueller

 

Sobre a curadora
Mariane Rotter é Doutora em Artes Visuais, com ênfase em Poéticas Visuais pelo PPGAV-IA UFRGS. Desde 2011, atua como professora no Curso de Graduação em Artes Visuais da Uergs, onde coordena o Projeto de Extensão Através da Imagem: A fotografia na arte contemporânea, onde são realizadas exposições fotográficas, oficinas e encontros com artistas e teóricos da área. Compõe o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Com a conclusão da graduação em Artes Visuais em 2002, inicia o projeto Meu ponto de vista, onde se fotografa em frente a espelhos e objetos refletores realizando autorretratos, e com esse gesto, evidencia o olhar de uma pessoa de baixa estatura. Tem a sua obra no acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), e na Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB ) – Viamão/RS e na Ocre Galeria.

_____________________________________________________________________

 

SERVIÇO

Abertura da Exposição Através da Imagem: Mulheres artistas no acervo do MACRS
Data: 24 de agosto, às 18h
Local: Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Visitação: de 28 de agosto até 29 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

error: O conteúdo é protegido.